Biomédico

Superior - Graduação

Ciências da saúde

Analisa amostras de materiais biológicos, bromatológicos e ambientais. Para tanto coleta e prepara amostras e materiais. Seleciona equipamentos e insumos, visando o melhor resultado das análises finais para posterior liberação e emissão de laudos. Desenvolve pesquisas técnico-científicas. Atua em bancos de sangue e de células tronco hematopoiéticas. Opera equipamentos de diagnósticos por imagem e de radioterapia. Participa na produção de vacinas, biofármacos e reagentes. Executa reprodução assistida e circulação extracorpórea. Pode prestar assessoria e consultoria técnico-científica. Trabalha seguindo normas e procedimentos de boas práticas específicas de sua área de atuação.

Trabalhar em equipe; Manter-se atualizado; demonstrar: concentração, criatividade, observação, organização, meticulosidade, paciência, habilidade motora fina, acuidade visual, flexibilidade, dedicação.

Atua em hospitais, laboratórios e demais serviços de saúde. Em geral é empregado com carteira, porém pode atuar como profissional liberal geralmente com consultoria. O trabalho é exercido em ambiente fechado e também a céu aberto, tanto em período diurno como em rodízio de turnos. Em algumas atividades pode estar exposto aos efeitos de materiais tóxicos e de radiação.

As ocupações da família exigem no mínimo o nível superior completo na área. As exigências do mercado valorizam os títulos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Biomedicina devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional. As áreas do conhecimento propostas devem levar em conta a formação global do profissional tanto técnico-científica quanto comportamental e deverão ser desenvolvidas dentro de um ciclo que estabeleça os padrões de organização do ser humano seguindo-se de uma visão articulada do estudo da saúde, da doença e da interação do homem com o meio ambiente. Os conteúdos devem contemplar:

I - Ciências Exatas - incluem-se os processos, os métodos e as abordagens físicos, químicos, matemáticos e estatísticos como suporte à biomedicina.

II - Ciências Biológicas e da Saúde – incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, bem como processos bioquímicos, microbiológicos, imunológicos e genética molecular em todo desenvolvimento do processo saúde-doença, inerentes à biomedicina.

III - Ciências Humanas e Sociais – incluem-se os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais e conteúdos envolvendo a comunicação, a informática, a economia e gestão administrativa em nível individual e coletivo.

IV - Ciências da Biomedicina – incluem-se os conteúdos teóricos e práticos relacionados com a saúde, doença e meio ambiente, com ênfase nas áreas de citopatologia, genética, biologia molecular, eco-epidemiologia das condições de saúde e dos fatores predisponentes à doença e serviços complementares de diagnóstico laboratorial em todas asáreas da biomedicina.

4 anos e 6 meses.

• ENEM
• Vestibular


• FIES
• PROUNI
• Pública

Conselho Federal de Biomedicina (CFBM)
Conselho Regional de Biomedicina (CRBM )

O curso é ofertado pela PUC MINAS..

Conselho Federal de Biomedicina (CFBM); http://www.cfbiomedicina.org.br/
Conselho Regional de Biomedicina (CRBM ):http://www.crbm3.org.br/
Ministério da Educação (MEC): http://portal.mec.gov.br/
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Classificação Brasileira de Ocupações. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/...caportitulo.jsf
PUC Minas. Catálogo de cursos de graduação. Disponível em: http://www.pucminas.br/documentos/catalogo_graduacao.pdf