Técnico em transporte metroferroviário

Técnica

Engenharias

​Coordena a circulação de trens e veículos metroferroviários de manutenção; controla e programa horários de circulação de trens. Administra estação e controla atividades de pátios e terminais; opera equipamentos e sistemas elétricos. Presta serviços de apoio ao usuário e supervisiona equipe de trabalho. Preenche relatórios, planilhas, documentos de despacho, diário operacional e boletins de ocorrência.

​Demonstrar dinamismo; capacidade de atenção difusa; capacidade de atenção distribuída; capacidade de equilíbrio emocional. Dar provas de organização; Agir com iniciativa.

​Trabalha em ferrovias e metrôs, como empregado assalariado, com carteira assinada. Atua em equipe na execução de trabalhos integrados e na elaboração de estratégias, com supervisão permanente. Trabalha em ambientes fechados e em rodízio de turnos. Pode estar sujeitos a situações estressantes e expostos a material inflamável.

​O exercício da ocupação requer curso técnico de nível médio. Há tendência de aumento dos requisitos de qualificação, em função da modernização dos sistemas de controle operacional. Parte do aprendizado ocorre no próprio local de trabalho.

Ainda estamos pesquisando para melhor informa-lo.

2 anos


• Seleção


• FIES Técnico
• PRONATEC

Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia dos Estados (CREA).

O curso não é ofertado pela PUC MINAS..

Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA): http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm Conselho Regional de Engenharia e Agronomia dos Estados (CREA): http://www.crea-mg.org.br/ Ministério do Trabalho e Emprego – Classificação Brasileira de Ocupações: http://www.mtecbo.gov.br/...caportitulo.jsf PRONATEC - http://pronatec.mec.gov.br/cnct/ PUC Minas: http://www.pucminas.br/documentos/catalogo_graduacao.pdf