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Realidade aumentada
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Realidade aumentada

by admin28 de novembro de 2017

11 de novembro de 2017

Daniel Figueira Vicente
Andressa Nayane da Silva*

Para que ela funcione, um objeto real (no nosso mundo) tem que ter um marcador. Este será identificado por um programa de computador (um software) e esse mesmo programa irá inserir um objeto 3D na área daquele ambiente.

É como se um código de barras fosse interpretado por uma máquina (pode ser até mesmo um smartphone). Só que, ao invés de mostrar o preço de um produto, ela envia a localização daquele código para o programa e o próprio programa responde inserindo uma imagem em 3D naquele ambiente.

A princípio não parece ter muita utilidade. Mas já pensou aplicar isso em áreas como a medicina? Poder estudar sobre algum órgão do corpo humano e praticamente poder toca-lo? Saber exatamente onde ele fica no corpo? Com a Realidade Aumentada (RA), podemos ter uma referência de local exato onde queremos que aquela imagem tridimensional apareça. Isso é realmente incrível! Aprender se torna muito mais divertido, preciso e chamativo quando se faz uso da Realidade Aumentada.

Fonte: elaborada pelos autores

*alunos da  disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, orientados pela Prof.ª Dr.ª Adriane Maria Arantes de Carvalho

REFERÊNCIAS

CARLI, Iraci Cristina da Silveira de. Pokémon GO, Realidade Aumentada e Georefernciamento. A gameficação nas suas possibilidades para o Turismo. 2016. Disponível em https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/682/731

KIRNER, Claudio et al. Aplicações Educacionais em Ambientes Colaborativos com Realidade Aumentada. 2005. XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Disponível em http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/398/384

KIRNER, Claudio et al. Realidade Virtual e Aumentada – Conceitos, Projeto e Aplicações. 2007. Disponivel em: http://www.marcelohsantos.com.br/aulas/downloads/2Semestre_2014/novasmidias/Jogos_PE_Novas_Midias_e_Tecnologias_para_Jogos_Aula4_01.pdf

OLIVEIRA, Rafael Costa de et al. Aplicativo de Aprendizagem Móvel utilizando Realidade Aumentada para Ensino de Língua Inglesa. 2016. Disponível em http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6996/4870

REALIDADE AUMENTADA BRASIL. O que é a Realidade Aumentada. Disponível em http://www.realidadeaumentadabrasil.com.br/

SANTOS, Maria Adélia Icó dos. Utilização de Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Software Educacional: um exemplo em alguns conceitos na Astronomia. 2015. Disponível em http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/366

TORI, Romero et al. Fundamentos e Tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada. 2006. VIII Simpósio de Realidade Virtual. Disponível em: http://www.interlab.pcs.usp.br/Sumario-Livro-RV2006.pdf

FONTE DA IMAGEM

PIXABAY. Disponível em: < https://pixabay.com/pt/laptop-prezi-apresenta%C3%A7%C3%A3o-em-3d-2411303/ >

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