5ª Oficina de Direito à Cidadania, Participação social e política e Representação Juvenil
06/11/2018
Alice Alves
No dia 8 Junho de 2018 aconteceu a 5ª Oficina de Direito à Cidadania, Participação Social e Política e Representação Juvenil, no CEDUC Virgilio Resi. A oficina tem a coordenação do Professor Adalberto e contou com a participação de estudantes de Direito da PUC- Praça Da Liberdade e extensionistas do Projeto Ponto Jovem: Thays Vieira de Oliveira e Vitória Machado Miranda.
Jovens do CEDUC Virgilio RESI participando da oficina
A oficina iniciou com a apresentação do Projeto Ponto Jovem, do nosso site, do conteúdo que os jovens podem encontrar e do link de acesso à fanpage no Facebook. Nessas mídias sociais estão contidas diversas informações sobre as oficinas, artigos e o estatuto da Juventude, que é um dos pilares das oficinas. Além de artigos sobre tecnologia, cultura e profissões.
A oficina teve prosseguimento com a história da tramitação do Estatuto da Juventude no Congresso Nacional, que perdurou por quase dez anos. Foram apresentados os direitos contidos no Estatuto, com ênfase no direito à Cidadania, Participação Social e Política e Representação Juvenil.
Para facilitar a exposição foram propostas duas dinâmicas. A primeira, chamada “Diversidade de Pensamento” trabalhou com perguntas sobre a temática social e política, tendo como objetivo compreender a participação social que cada jovem exerce no meio em que vive. Foram feitos questionamentos como por exemplo: “se você tem uma opinião política já formada dê um passo para frente” e “se você pode expressar sua opinião política sem se preocupar com nada, dê um passo”.
A segunda dinâmica foi uma roda de conversa onde foram debatidas as questões abordadas na primeira dinâmica. Houve grande participação dos jovens e extensionistas.Assim, a oficina levou para os jovens do CEDUC Virgilio Resi a importância de ter um pensamento crítico na sociedade.
CRÉDITO DAS FOTOS
Extensionistas do Projeto Ponto Jovem
Leave a Response