Nutricionista
Superior - Graduação
Ciências da saúde
O que ele(a) faz?
Presta assistência nutricional a indivíduos e coletividades (sadios e enfermos); planeja, organiza, administra e avalia unidades de alimentação e nutrição; efetua controle higiênico-sanitário; participa de programas de educação nutricional; pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Atua em conformidade ao manual de boas práticas.
Quais competências deve desenvolver?
Dominar legislação. Demonstrar espírito de equipe, criatividade, flexibilidade, liderança, capacidade redacional e fluência verbal. Manipular instrumentos de avaliação de estado nutricional. Atualizar-se. Especializar-se. Manter-se dinâmico. Delegar funções. Transmitir segurança. Contornar situações adversas. Lidar com informática e com o público. Participar de entidades de classe, grupos técnicos, reuniões técnicas, entidade técnico-científicas, programas institucionais; trabalhar em equipe Inter e multidisciplinar.
Onde pode atuar?
Atua nas áreas de alimentação coletiva (creches, escolas, cesta básica, hotelaria, convênio-refeição, restaurante comercial, restaurante industrial e concessionárias, gastronomia, catering); clínica (hospitais, spa, lactário, ambulatório, consultório, banco de leite, atendimento domiciliar, estética); esporte; saúde coletiva (programas institucionais, unidades primárias de saúde); saúde pública (vigilância sanitária e vigilância institucional); marketing (atendimento ao consumidor e cozinha experimental); indústria de alimentos; consultoria/assessoria. É assalariado, organiza-se em equipe multi e interdisciplinar e trabalha sem supervisão. Executa seu trabalho em ambiente fechado e em horário diurno, podendo, em alguns casos, trabalhar em horário irregular. Está sujeito a trabalho sob pressão, levando situação de estresse, a posições desconfortáveis durante longos períodos e podem ser expostos a ruído intenso, altas temperaturas, risco ambiental e insalubridade. Existe uma nova tendência em nutrição, que diz respeito à nutrição animal. Trata-se de um trabalho multiprofissional, ligado à gestão ambiental, onde o nutricionista trabalha com questões do desperdício e de rastreabilidade de doenças animais, principalmente de animais silvestres.
O que é preciso para se qualificar?
Para ingressar nessas ocupações é necessário que o trabalhador tenha curso superior em nutrição. Dietistas são os profissionais formados pela Faculdade de Higiene dos Alimentos.
O que é estudado no curso?
Os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Nutrição devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em nutrição. Os conteúdos devem contemplar:
I - Ciências Biológicas e da Saúde – incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos.
II - Ciências Sociais, Humanas e Econômicas – inclui-se a compreensão dos determinantes sociais, culturais, econômicos, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, a comunicação nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença.Ciências da Alimentação e Nutrição - neste tópico de estudo, incluem-se: • compreensão e domínio de nutrição humana, a dietética e de terapia nutricional – capacidade de identificar as principais patologias de interesse da nutrição, de realizar avaliação nutricional, de indicar a dieta adequada para indivíduos e coletividades, considerando a visão ética, psicológica e humanística da relação nutricionista-paciente. • conhecimento dos processos fisiológicos e nutricionais dos seres humanos – gestação, nascimento, crescimento e desenvolvimento, envelhecimento, atividades físicas e desportivas, relacionando o meio econômico, social e ambiental. • abordagem da nutrição no processo saúde-doença, considerando a influência sócio-cultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo, conservação e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população.
III - Ciências dos Alimentos - incluem-se os conteúdos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos, higiene, vigilância sanitária e controle de qualidade dos alimentos.
Qual a duração do curso?
4 anos
Quais as formas de ingresso?
• ENEM
• Vestibular
Existe algum tipo de financiamento?
• FIES
• PROUNI
• Pública
Quais entidades representam o profissional?
Conselho Federal de Nutricionistas (CNF)
Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região de Minas Gerais (CRN9)
Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN)
O curso existe na PUC Minas?
O curso é ofertado pela PUC MINAS..
Fontes Consultadas
Conselho Federal de Nutricionistas (CNF): http://www.cfn.org.br/
Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região de Minas Gerais (CRN9): http://crn9.org.br/
Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN): http://www.fnn.org.br/
Ministério da Educação (MEC): http://portal.mec.gov.br/
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Classificação Brasileira de Ocupações. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/...caportitulo.jsf
PUC Minas. Catálogo de cursos de graduação. Disponível em: http://www.pucminas.br/documentos/catalogo_graduacao.pdf