Administrador
Superior - Graduação
Ciências Sociais Aplicadas
O que ele(a) faz?
Planeja, organiza, controla e assessora as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementa programas e projetos; elabora planejamento organizacional; promove estudos de racionalização e controlam o desempenho organizacional. Presta consultoria administrativa a organizações e pessoas.
Quais competências deve desenvolver?
Demonstrar liderança, capacidade de síntese, capacidade de negociação, raciocínio lógico, visão crítica, capacidade de comunicação, capacidade de análise, administrar conflitos, demonstrar raciocínio abstrato, trabalhar em equipe, demonstrar espírito empreendedor e capacidade de decisão.
Onde pode atuar?
Trabalha em qualquer ramo de atividade econômica, serviços, comércio e indústria, incluindo-se a administração pública. É assalariado celetistas, estatutário ou autônomo. Geralmente, trabalha em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Está sujeito a pressão por cumprimento de prazos e metas.
O que é preciso para se qualificar?
Para o exercício dessa ocupação requer-se curso superior completo em Administração de empresas ou Administração pública, com registro no Conselho Regional de Administração (CRA).
O que é estudado no curso?
Os cursos de graduação em Administração deverão contemplar, em seus projetos pedagógicos e em sua organização curricular, conteúdos que atendam aos seguintes campos interligados de formação:
I – Conteúdos de Formação Básica: estudos relacionados com as Ciências Sociais, a Filosofia, a Psicologia, a Ética, a Política, o Comportamento, a Linguagem, a Comunicação e Informação;
II – Conteúdos de Formação Profissional, compreendendo Estudos da Teoria da Administração e das Organizações e suas respectivas funções, dos Fenômenos Empresariais, Gerenciais, Organizacionais, Estratégicos e Ambientais, estabelecidas suas interrelações com a realidade social, objetivando uma visão crítica da validade de suas dimensões, bem como os aspectos legais e contábeis;
III – Conteúdos de Formação Complementar, compreendendo Estudos Econômicos, Financeiros e de Mercado, e suas interrelações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das organizações e na utilização de novas tecnologias;
IV – Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias, abrangendo Pesquisa Operacional, Teoria dos Jogos, Modelos Matemáticos e Estatísticos e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à Administração.
Qual a duração do curso?
4 Anos.
Quais as formas de ingresso?
• ENEM
• Vestibular
Existe algum tipo de financiamento?
• FIES
• PROUNI
• Pública
Quais entidades representam o profissional?
Associação Brasileira de Administração
Conselho Federal de Administração (CFA)
Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG)
O curso existe na PUC Minas?
O curso é ofertado pela PUC MINAS..
Fontes Consultadas
Associação Brasileira de Administração: http://www.admbrasileira.com.br
Conselho Federal de Administração (CFA). http://www.cfa.org.br
Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG): http://www.cramg.org.br
Ministério da Educação (MEC): http://portal.mec.gov.br
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Classificação Brasileira de Ocupações. Disponível em:
http://www.mtecbo.gov.br/...caportitulo.jsf
PUC Minas. Catálogo de cursos de graduação. Disponível em: http://www.pucminas.br/documentos/catalogo_graduacao.pdf